domingo, 25 de maio de 2008

A Final das Palhaçadas

Embora já “fora de tempo” cá fica a minha análise à Final da Taça…

Começando no Porto e acabando no Ole(vi)gário, foi das finais mais “cómicas” a que já assisti.

Com o campeonato já decidido à muito e sempre invocando o descanso de muitos “astros” (isto soou demasiado a Real Madrid) da nossa equipa fomos jogando no último mês com “equipas de reserva”. Qual não é o meu espanto quando já lá iam 20 ou 30 minutos de jogo e a equipa quase não se mexia, o esforço era mínimo, já estavam todos “out”. Os destinos paradisíacos assombravam-lhes o cérebro. Em vez de relva, adeptos e (alguma) chuva deviam estar a ver areia, praia a abarrotar e muito muito sol. Daqueles que só apetece estar de “papo para o ar”…

A ajudar à festa tivemos um árbitro bastante empenhado em dar a Taça ao Sporting, conseguiu não ver os dois penalty’s no lance que antecedeu a expulsão do João Paulo e depois o lance do Lisandro com o Polga… Acho que adjectivar de escandaloso é pouco… O golo invalidado ao Sporting ainda estou na dúvida visto não ter ainda conseguido ver uma repetição de jeito. Começo a dar razão ao Miguel Sousa Tavares quando diz que o Sporting é a equipa mais beneficiada quando falamos de arbitragens. Não me esqueço do nº de grandes penalidades que tiveram durante toda esta época (mais do que as que Porto e Benfica juntos), não me esqueço da Supertaça em Leiria, não me esqueço daquele golo escandaloso invalidado ao Braga em Alvalade etc…

Mas mesmo assim continuo na minha de que não foi só por isso que perdemos. Se quiséssemos verdadeiramente ganhar tínhamos que ter feito mais. Não tivemos qualidade suficiente, não merecíamos ganhar. Agora também perder desta maneira…

E quando digo que não merecemos ganhar tenho que questionar necessariamente as decisões do Jesualdo e da nossa SAD. Em primeiro lugar a habitual falta de coragem em tirar o Quaresma. Pode passar 90 minutos a brincar com os adeptos, a fazer fintinhas para a frente e para atrás sem qualquer resultado proveitoso que o gajo não o substitui… A aposta do João Paulo também não pareceu a mais correcta tendo no banco laterais de raiz. E aí também entra a famosa venda do Zé. Não está em causa o valor da venda que até foi boa, mas antes de uma final da Taça e com a limitação de não a poder jogar?? Andamos a brincar? Claro que foi uma venda estratégica no seu «timing» (logo a seguir às decisões do Apito Final) mas isso a mim não me diz nada…

Não podia acabar sem uma última referência ao Moutinho. Eu que até nem desgostava dele, acabou por mostrar uma grande falta de lealdade perante o jogo e companheiros de futebol. Já não é de agora a mania de quase morrer quando sofre uma falta, mas desta vez chegou ao limite. Perdeu todo o meu respeito!

Ah e espero e acredito que o PdC já esteja arrependido de alguma vez ter dito que o Moutinho era um jogador à Porto…

2 comentários:

Catarina Martins disse...

Fui chamada de cabra por dizer que o joao motinha era uma vergonha para o futebol, mas graças a deus nao sou a unica a ter juizo na cabeça!
Claro que não jogámos ao melhor nivel quando se pedia mais, e por isso digo que nao quero mais campeonatos ganhos à 25 jornada, nao resultam!
Mas tambem te digo, com jogadores como o motinha em campo, com 10 (que depois passaram a ser 9) a jogar contra 15 ou 16 (sim o cigano so faltou vestir verde) tambem nao é facil.
O ovigario so faltou marcar penalties para eles, porque fez de tudo para dar livres e coisas perto da baliza. So que tambem temos que ver que nao foram eles que jogaram bem (nunca jogam), fomos nos que jogámos mal. Se fosse outra equipa tinha aproveitado a ajuda mas como é o sbording...lol

Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

Leonel Silva disse...

claro que o benquerença nao prejudicou o sporting. nao de maneira nenhuma... o jogo só foi a prolongamento por mérito do fiscal de linha e do nuno. mas claro que o scp foi claramente beneficiado.. pelo árbitro que nos arrumou à cerca de 2/3 épocas contra o porto..